Sambas & Canções para o Meu Amor Cantar

Assim chama o novo CD de Rogério Soares  

CAPA CD FINAL

Músico cearense com mais de três décadas de estrada, Rogério Soares está às voltas com o lançamento de novo álbum, desta vez um trabalho solo no qual reúne a participação de diversos amigos. Mas como sempre gravou com o irmão gêmeo, Régis, desta vez ele vem sem a companhia do mano, que está em fase de gravação de um novo CD, daí o porquê do ‘solo’.

Sambas e Canções para o meu amor cantar é fruto de trabalho que Rogério Soares vinha maturando há algum tempo, “depurando-me entre o sabor apimentado do samba e a matiz âmbar das canções. São 10 canções autorais e inéditas para celebrar estes 30 anos de carreira”, conta o artista, que é irmão do também cantor e compositor Ednardo, com quem teve a primeira chance através do lendário show Massafeira Livre, no final dos anos 70, em Fortaleza.

Rogério diz ter sido um gostoso desafio tentar fazer um mix da sonoridade genuína do samba com uma grandeza poética que fugisse do lugar-comum. Assim, tudo começou com a produção do clipe Obra Prima, a primeira das canções nascida para o projeto, parceria com um de seus mais frequentes parceiros, Dunga Odakam, e o compositor Serrão de Castro. O arranjo foi dividido com o pianista Thiago Almeida, e teve ainda  companhia dos músicos Mimi Rocha, Hoto Jr. Luiz Miguel e Zé Carlos. A direção é de Chico Terrah e o clipe conta com participação especial dos atores e músicos Big Nel e Loo Rodrigues. O clipe foi divulgado nas redes sociais e teve bastante aceitação, impulsionando Rogério pra levar adiante o projeto com ainda mais entusiasmo.

A faixa de abertura do CD é a bela Tá na hora do samba, parceria com Raquel Nicolau, nascida justamente de um descompasso na agenda dos dois: eles perderam a hora combinada de ir a uma roda de samba e, pra não perder a viagem totalmente, compuseram esta que é uma bela escolha para a abertura do disco.

Rogério canta

Mas o CD é bom do começo ao fim ! É talvez o trabalho mais maduro e mais importante da carreira de Rogério Soares, uma benfazeja forma de comemorar estas décadas de raízes cearenses dedicadas ao vastíssimo universo da música brasileira. Desde o título – Sambas & Canções PARA O MEU AMOR CANTAR -, à composição gráfica passando pelos arranjos bem cuidados com a presença de músicos de reconhecido talento e qualidade -, o disco impacta pela sonoridade dançante por vezes melancólica, ora bem leve e sentimental, e noutras bem dançante e convidativa a uns passos no salão, na rua ou onde quer que possa o nosso amor cantar !

Destaque também para a faixa em homenagem à saudosa Elis Regina – Relógio do Universo -, um bolero em parceria com Dunga Odakam, na qual destaca-se o belo trio de metais no qual figuram Márcio Resende, Tchesco Carvalho (trombone) e Hugo D’Leon (trompete). E tem ainda o Samba da Felicidade, parceria com o sobrinho Davi Viana, “feito numa noite de frio e vinho em São Paulo”.

Em O Amor só dá pra quem se ama, outra parceria com Raquel Nicolau, registra-se uma bem sincopada mistura das raízes mouras, árabes e gitanas, faixa que ficou especialmente bonita, e conta com a participação do consagrado violonista Manassés. Há que se ressaltar também a participação sempre prodigiosa de Adelson Vianna com seu aplaudido acordeon na faixa Um Brinde ao Amor, uma exaltação ao sentimento que Rogério diz ter criado no Rio, e ganhou música de Dunga Odakam.

O disco tem direção musical do próprio Rogério e do notável músico Carlinhos Patriolino. Rogério diz que se divertiu muito gravando estes novos fonogramas: “Espero que vocês também gostem. A música, assim como a vida, só vale a pena se além de suas reflexões e tristezas saborearmos também das suas bandejas da alegria. Nossa missão neste novo trabalho é tocarmos e cantarmos com sensibilidade e maturidade a boa música para o nosso amor cantar”.

O disco Sambas e Canções para o meu amor cantar pode ser adquirido nas lojas com maior diversidade de lançamentos, ou via internet. Se você quiser ouvir alguma canção, pode fazê-lo através do link:

https://muzoic.com/en/release/album/rog%C3%A9rio-soares-sambas-e-can%C3%A7%C3%B5es-para-o-meu-amor-cantar

Garanto que você não vai querer ouvir só uma faixa: o disco de Rogério Soares é um dos bons lançamentos da Música feita no Ceará este ano e conta com o #AplausoBlogAuroradeCinema !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s