Inovadora, erótica, provocante, Verdades Secretas é Gol de Walcyr e Maurinho !

Walcyr Carrasco e Maurinho Mendonça escrevem obra-prima ! Quem não viu perdeu uma das Melhores da Década !

Sem ter sido anunciada com grande pacote midiático – até porque seria atração do difícil horário das 23h -, Verdades Secretas logo nos primeiros capítulos disse ao que veio e fincou sua bandeira no plantel da audiência: iríamos assistir a uma telenovela tratando dos bastidores da moda com seus ‘segredos guardados’, mulheres atraentes, erotismo, uma trilha eclética e ousada a ponto de não carimbar nenhum personagem com uma música especial, enquadramentos inusitados, e chamadas pro intervalo início e fim com uma instigante estética, como se fora um raccord (termo muito usado no cinema): a cena acabando ou começando numa fusão com os próprios letreiros da novela. Ou seja, uma clara inovação estética, o que serviu para enfatizar o que há tempos vimos dizendo aqui neste #BlogAuroradeCinema: a Telenovela Brasileira alcançou um nível que equipara-se ao de grandes produções do Cinema !

Novela #VerdadesSecretas deixando saudade em sua reta final…

Dizemos isso apenas para informar, confirmar e reafirmar a excelência da nossa Teledramaturgia ! Somos um país que tem na telenovela uma de suas mais notáveis fontes de empatia popular. Desde a radionovela, a linguagem do chamado ‘folhetim’ nos acompanha e conquista mais e mais adeptos.

Chegamos ao terceiro milênio e podemos afirmar com orgulho e alegria: fazemos a melhor Teledramaturgia do mundo ! Não precisamos pesquisar muito para confirmar isso: assim como Escrava Isaura conquistou o país e passou anos como a novela brasileira mais vendida no exterior, anos depois Avenida Brasil ocupou esse lugar com todos os méritos ! E continua arrebatando plateias em mais de 150 países para os quais foi vendida.

Rodrigo Lombardi e Ágatha Moreira: pai e filha na ficção…

Com #Verdades Secretas, Walcyr Carrasco escreve sua obra mais forte e mais importante ! Mauro Mendonça Filho consagra-se como Diretor de 24 Quilates ! E estes dois nomes selam sua parceria de absoluto êxito: acertaram demais em Amor à Vida – quando conseguiram elevar e manter a audiência do horário nobre -, e assinam com letras de ouro o show de acertos de Verdades Secretas !

Tomando por base o que tão bem diz o poeta Carpinejar – “Não há como entender a realidade sem emoção” -, o que não faltou foi EMOÇÃO nesta história que tão bem retratou a realidade de um universo muito particular da grande metrópole.

ANGEL

Perspicaz e inteligente, Maurinho Mendonça repaginou o layout de Paolla Oliveira causador de tanta sensação: a calcinha preta minúscula que ajudou a esculpir na tela o belo corpo da atriz em cena da minissérie #FelizesparaSempre?, ressurgiu na doce modelo Angel (Camila Queiroz)  em seu primeiro desfile na passarela ! Com semelhante visual, Angel impactou a audiência (a da plateia do desfile e a de casa) com seu exótico, ‘inspirado em Danny Bond’, incrementado para #VerdadesSecretas com uma capa que tornava a jovem modelo similar a um anjo na passarela. Quer imagem mais poética e sensual do que essa ?

Sabemos todos: a obra é coletiva ! E isso é sempre bem acentuado ao final de todas as obras dramatúrgicas exibidas pela TV Globo. Mas nos atemos aqui a parceria mais notória, qual seja Autoria e Direção porquanto uma sem a outra nunca alcança resultado plenamente satisfatório.

Camila Queiroz e Drica Moraes: mãe e filha envolvidas com o mesmo Amor…

Em#VerdadesSecretas tivemos, ao mesmo tempo, o texto de Walcyr Carrasco, primor de redação dramatúrgica – com situações verossímeis, diálogos fortes e cenas críveis, personagens bem construídos psicologicamente, e linhas de comportamento coerentes e conectadas com a verossimilhança do texto -, e a direção arguta, precisa, delicada e soberba de Mauro Mendonça Filho formando o enlace necessário para que tudo o que estava no papel funcionasse a contento. E Maurinho foi muito além disso ! Cercou-se de grandes profissionais, arriscou ao entregar personagens relevantes para a construção de novatos, ousou o tempo todo e foi corajoso o bastante para peitar inovações impressionantes.

Rainer Cadete fez de seu Visky um personagem inesquecível e querido !

Não foi só mostrar Rodrigo Lombardi nu e destacar o belo bumbum do ator. Não foi só a aposta na ‘angel’ Camila Queiroz, até então apenas uma bela modelo destacando-se no exterior. Não foi só dar a Agatha Moreira um papel polêmico e ousado para quem só tinha feito personagens sem muita expressão. Mas foi mostrar desfiles de moda com uma estética cinematográfica que os tornou ainda mais mágicos e glamourosos. Foi mostrar cenas de nudez (sobretudo as de Angel e Alex) projetando nos corpos dos atores imagens/cores/luzes, e trazendo um erotismo plasticamente lindo, emocionante, ousado. Foi mostrar com capricho e de forma inusitada, foi evidenciar com novo formato e delicadeza o ‘lugar-comum’ que tanto conforta o telespectador, foi mostrar grandes atores em novas versões, foi revelar novos valores, foi tratar temas tão dolorosos (como alcoolismo, velhice, vício e a derrocada que eles provocam, desamor, desamparo, negligência com os filhos, e a fragilidade que permeia as relações) de modo sensível, coerente, e audaz.

Maurinho e atores

Maurinho Mendonça dirige Camila Queiroz e Rodrigo Lombardi…

Eva Wilma esbanjou o notável talento compondo a mãe sofrida e alcoólatra…

Flávio Tolezani e Grazi Massafera fizeram o casal envolvido com o crack…

Destacamos não só a presença iluminada e sempre majestosa de Marieta Severo, Ana Lúcia Torre, Eva Wilma, Genézio de Barros, mas a grata revelação de nomes como Fernanda Heras, Felipe Hintzer, Jéssica Córes, Yasmin Brunet, Bella Piero, Rafael Sander, Rhaisa Batista, Pedro Gabriel Tonini, João Victor Silva (bom demais como o sofrido Bruno, filho de Pia e Alex), Felipe de Carolis, e Adriano Toloza, o personal.

Fanny VS

Marieta e Gianecchini fizeram mais uma dupla de arrepiar !

Reynaldo Gianecchini, Gabriel Leone, Rainer Cadete, Dida Camero, Flavio Tolezani, e Álamo Facó são talentos que já conhecíamos e destacamos aqui no #BlogAuroradeCinema. Mas receberam papéis à altura de suas vocações e ajudaram a abrilhantar a história. Bem como o ator que fez o porteiro do prédio onde hospedavam-se Laryssa e Roy – o nome do intérprete me foge agora mas ele é maravilhoso !

Gabriel Leone e Felipe Hintze: valores da novíssima geração !

As participações menores como Tarcísio Filho, Laryssa Dias, Mouhamed Harfouch, Natália Rodrigues, João Cunha, Ana Barroso (a mãe da Laryssa), e Gláucio Gomes também somaram em contribuições de qualidade.

Jéssica Córes, a beleza negra que acabou morta pelo namorado ciumento…

pia e personal

Guilherme Guinle e Adriano Toloza: um par que passa por problemas mas tem afinidade e amor…

Eiras

Fernando Eiras construiu com galhardia o estilista Maurice Argent…

Vale o mesmo para Guilhermine Guinle, Isa Kutner, e Dida Camero, a Lurdeca. Fernando Eiras entrou na reta final e seu talento veio somar-se aos acertos de #VerdadesSecretas: que ator fenomeal é Fernando Eiras ! Com que elegância, sensibilidade e maestria ele compôs o estilista francês que se apaixona por Anthony ! Que classe, que categoria ! Um luxo contar com um ator do quilate de Eiras no elenco !

crac

Cenas da cracolândia foram autêntico show de fotografia/trilha/atuação…

Todos os que deram sua parcela de contribuição são fundamentais ao êxito de Verdades Secretas ! Do auxiliar de câmera aos que cuidam de levar água e lanche aos atores; da camareira à produção de elenco; da direção de arte aos preparadores Sérgio Penna e Eduardo Milewicz (um argentino que vem merecendo dos atores e da crítica os melhores elogios), passando pelas figurinistas e maquiadores, chegando no criador da inovadora trilha (o músico João Paulo Mendonça (!!!), todos – sem exceção – merecem nosso Aplauso e nosso mais profundo apreço. Sintam-se parabenizados por terem construído obra tão bela que vai deixando tantas saudades.

  • Vale destacar a ousadia de criar uma trilha sonora – capaz de ganhar elogios desde os primeiros capítulos – na qual não havia temas específicos de tais e quais personagens. Iniciativa arriscada, João Paulo Mendonça ousou e colocou diversas músicas, de gêneros diferentes, acompanhando toda a ação. E o que poderia não funcionar ou resultar mal, funcionou demais e encaixou-se à perfeição com a proposta estética inovadora capitaneada por Mauro Mendonça Filho. Manter como canção incidental apenas a música-tema foi um acerto só possível graças ao talento versátil e sensível de João Paulo Mendonça, fruto da multiplicidade de influências à qual o artista sempre esteve aberto e receptivo, lembrando serem os dois irmãos (João Paulo e Maurinho Mendonça) filhos do adorável casal Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça e. portanto, nascidos e criados em ambiente fartamente favorável à recepção de novas fontes criativas.

três VS

João Victor, Agatha Moreira e Camila Queiroz: irmãos com meia-irmã…

Não sabemos o nome de todos vocês, e o espaço parece exíguo para citá-los, mas saibam que temos a certeza: a obra de ficção é OBRA COLETIVA MESMO ! Sem o trabalho e o grãozinho de mostarda que cada um colocou na panela de Walcyr & Maurinho, os aplausos agora não seriam tantos nem tão fortes !

Marieta Severo e Rainer Cadete: a Absoluta e a Libélula !

Grazi Massafera ganhou um papel difícil mas consagrou-se como Atriz !

PARABÉNS e um DEZ com Todo Louvor à VERDADES SECRETAS !

abraço Maurinho

Camila e Rodrigo abraçam o diretor Maurinho Mendonça…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s