Os vencedores do X Curta Canoa

barro assinado

O Curta Canoa é um dos festivais de cinema que mais atrai a atenção de realizadores de todo o pais. Afinal ,trata-se de festival anual de curtas-metragens, realizado numa das mais belas praias do Brasil e com exibições de cinema ao ar livre.

Isso faz com que, a cada ano, a atenção para o festival aumente e o afluxo de inscrições seja enorme. Este ano, mais de 200 curtas-metragens foram inscritos, sendo 47 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, a qual contou ainda com a exibição de 7 trabalhos estrangeiros.

O filme vencedor desta décima edição do Curta Canoa foi Sonetos do Sertão, do diretor Márcio Del Picchia, que morou bastante tempo no Ceará e se considera “um paulista com coração cearense”. O Curta Canoa entregou 10 Troféus Lua Estrela, e ofertou duas menções honrosas, conforme votação do júri oficial, composto por Thiago Terrian, a realizadora venezuelana Desirée, e pela produtora e atriz Malu Torres.

Sonetos do Sertão foca numa família pobre do sertão cearense, que enfrenta grandes dificuldades para sobreviver frente à seca. Tendo a poesia abraçada à esperança, traduzida pelo olhar de uma criança, o filme faz também referência  a uma fase da vida do saudoso poeta Patativa do Assaré, que perdeu uma filha vítima da fome.

Curta 'Sonetos do Sertão' é um dos selecionados para o Curta Canoa (Foto: Divulgação)

O diretor Márcio Del Picchia disse lamentar o pouco espaço dedicado à exibição de curtas-metragens no país: “Participar de um festival é sempre uma grande oportunidade. Principalmente no caso deste festival, em especial, que é feito ao ar livre, com toda uma estética e sensação especial”.

Sonetos faturou mais dois troféus: o de Melhor Ator, para o ator Marcos Amaral, falecido no início do ano, e o de Melhor Atriz, para Anastásia Custódio, brasiliense com 25 anos de carreira e atuação em mais de 18 peças teatrais e novelas.

O idealizador do festival, Adriano Lima comenta a premiação. “Desde a seleção, feita pela curadoria da Unifor, o filme tirou nota máxima. Sonetos tem a cara desse festival e a energia do Ceará”.

CC 15

CATEGORIAS PREMIADAS 

O troféu de Melhor Roteiro ficou com O Clube, filme do cineasta Allan Ribeiro, que conta a história da Turma OK, grupo de transformistas do Rio de Janeiro com 53 anos de funcionamento. Os membros do grupo interpretam a si mesmos, criando uma narrativa híbrida na qual o real e a ficção se misturam. Allan Ribeiro é um dos mais premiados curta-metragistas do país com mais de 70 prêmios no currículo.

À noite de premiação trouxe um troféu para o Ceará. Na categoria Melhor Fotografia ganhou Longitudes, da cineasta cearense Amanda Pontes, cujo cenário é a cidade de Aracati e a famosa praia de Canoa Quebrada.

O curta Retirantes, da gaúcha Maíra Coelho, venceu na categoria Melhor Direção de Arte e Trilha Sonora Original. No filme, os personagens são bonecos em animação de fantasia e mistério, ambientados no agreste e inspirados na pintura de Cândido Portinari.

A película Sempre Partir, produzida pelo cineasta Leonardo Remor, do Rio Grande do Sul, levou o troféu de Melhor Som. A história acompanha a rotina de um circo pelo olhar de Rose, uma trapezista que vê na vida dos outros a possibilidade de uma nova história.

Troféu CC 15

O júri ainda fez duas menções honrosas nas categorias de animação: o filme Guida, da diretora paulista Rosana Urbes, pela delicadeza do uso das técnicas e transformações dos traços; e o documentário Nau Insensata, do também paulista Cristiano Sidoti, pela importância e relevância do fato no contexto político.

Na Mostra Unifor, o filme escolhido Canabrava foi produzido pelo jovem realizador Maurício Macedo do Curso de Cinema e Novas Mídias.

Adriano e noix

Adriano Lima e Aurora de Cinema no encerramento do Curta Canoa 2015….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s