Raimundo Rodriguez chega ao horário nobre para enriquecer parceria Benedito-Carvalho

Raimundo Rodriguez vai assinar mais uma obra para a televisão…

A ótima notícia da semana televisiva: o artista plástico Raimundo Rodriguez, criador de ambiências cênicas notáveis – como as das minisséries A pedra do reino, Hoje é dia de Maria, Capitu e Alexandre e outros heróis -, foi convidado para retomar a parceria teledramatúrgica com os mesmos criadores da novela Meu Pedacinho de Chão – marco da Teledramaturgia Brasileira em 2014 -, Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho.

A atmosfera mágica e lúdica de #MeuPedacinho: criação de Raimundo Rodriguez

Com excelência indiscutível na criação do universo lúdico, capaz de enriquecer a obra televisiva com elementos artísticos os mais diversos e simples mas capazes de torná-la crível, mágica, com um pé no sonho e outro na realidade (até porque inspirada por diversos artistas e temas do imaginário popular), a assinatura de Raimundo Rodriguez é sinal de qualidade artística, sempre. Isso, por si só, já referenda a aguardada Velho Chico. É, por si só, um gol na programação. E a audiência vai aplaudir com gosto !

O ápice desta assinatura preciosa e emblemática de Raimundo Rodriguez aconteceu em Meu Pedacinho de Chão (quando toda uma cidade cenográfica foi criada a partir da obra raimundorodrigueana #Latifúndios). Ali, na primeira ‘novela naif’ do Brasil, que durou apenas 4 meses (tempo suficiente para deixar o espectador troncho de saudade), o telespectador descobriu, desde os primeiros capítulos, estar diante de uma obra de arte do mais alto nível, mesmo que veiculada pela televisão (veículo de mercado por excelência). Meu Pedacinho de Chão inscreve-se claramente como uma fenda no universo da telenovela, um salutar hiato – forte, belo, profundo e transcendente -, repleto de pequenas informações de diversas artes (cenografia, caracterização, cinema, música, animação, maquiagem, direção de arte), em meio ao cotidiano veloz, mercadológico e aparentemente descartável da televisão. Foi de tal monta o ‘desequilíbrio’ provocado por #MeuPedacinho que até gente que você nunca vê nem ouve falando em telenovela, admitia não perder “nenhum capítulo” da trama.

Por saber dessa invulgar capacidade de Raimundo Rodriguez é que o diretor Luiz Fernando Carvalho o convidou para assinar esta nova novela com ele e Benedito Ruy Barbosa (autor de O Rei do Gado, entre outros notáveis êxitos das telenovelas). Sabendo ser a trama das 21h o carro-chefe da emissora,  Luiz Fernando sabe muito bem o quanto é relevante, cada vez mais, formar uma equipe com notórios talentos em todas as áreas. E sendo ele um dos diretores de telenovela que mais arrisca – sempre vislumbrando uma obra que ultrapasse seu tempo de vida iniciático estipulado na programação, e com qualidades necessárias a muitas interpretações e releituras -, Luiz Fernando quer fazer de Velho Chico mais uma novela de forte impacto no horário nobre, sobretudo agora que a audiência vem dando boas derrapadas desde Em Família, de Manoel Carlos… E nada melhor então do que assumir o comando do leme cercado de profissionais do mais alto quilate: é o caso do elenco de peso já confirmado e da presença de Raimundo Rodriguez na criação de todo o imaginário e da ambiência cênica de Velho Chico. Junto com Raimundo, estará também a figurinista Thanara Schönardie – que trabalharam em bela sintonia em Meu Pedacinho de Chão.

Benedito

Velho Chico será ambientada principalmente na Bahia, mas alguma cenas também serão rodadas no estado do Alagoas. A temática é rural e mostrará belíssimas paisagens. O tema central vai abordar assunto bem polêmico: a transposição do rio São Francisco. A estreia está prevista para 04 de abril de 2016.  O público acompanhará muitos romances, disputas familiares, e uma boa dose de questões políticas envolvendo a transposição do rio.

Rodrigo Santoro vai encabeçar o elenco, que tem ainda Antônio Fagundes,  Tarcísio Meira,  Selma Egrei, Domingos Montagner, Paula Barbosa, Cássia Kis Magro, Patrícia Pillar, Marina Nery, Irandhir Santos, Maria Fernanda Cândido, Lima Duarte, Marcos Palmeira, Dira Paes e Christiane Torloni.

Santa Fé - Meu Pedacinho de Chão

Santa Fé – Meu Pedacinho de Chão

#MeuPedacinhodeChão: impossível esquecer obra tão bela !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s