Benzedeiras do Azeitão revelando o Brasil Maranhense

Na próxima segunda-feira, em São Luís, será exibido o documentário As Benzedeiras do Azeitão, mais um projeto realizado graças à existência do projeto Revelando os Brasis.

Quem informa ao #BlogAuroradeCinema é o produtor cultural , querido amigo e professor Euclides Moreira Neto (Mestre da Universidade Federal do Maranhão e Doutorando em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro/Portugal), através de quem partiu a indicação do local de exibição, o Cine LUME, de propriedade do cineasta e produtor maranhense Frederico Machado.

De autoria de Reinaldo Guimarães, do município de São Domingos do Azeitão, o documentário foi selecionado pela quinta edição do Revelando. A sessão da próxima segunda tem entrada franca e está marcada para às 20 horas no Cine Lume, no Edifício Office Tower, no Renascença II, na capital maranhense.

Segundo Reinaldo Guimarães, sociólogo que assina a direção do documentário sobre as benzedeiras do Azeitão, essas mulheres tem idade entre 50 e 60 anos, e cuidam de manter uma tradição que sobrevive com pouco incentivo e quase nenhuma visibilidade. A ideia do filme nasceu justamente da vontade de registrar essa tradição e despertar nas novas gerações o interesse pelo ofício popular. O roteiro foi construído com entrevistas feitas com as benzedeiras e o público que as procura em busca de rezas de proteção, feitas com galhos de árvores, folhas e flores, e banhos e orações. O município tem pouco mais de 7 mil habitantes e fica a 600 km de São Luís.

Iniciado em 22 de outubro passado, o quinto circuito Revelando os Brasis anda estendendo sua telas por várias cidades até o próximo dia 27, sendo 15 dessas sessões realizadas em capitais. O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.

Divididos em duas rotas, dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção, vão percorrer um total de 25 mil quilômetros, realizando 20 sessões de cinema ao ar livre em 20 pequenos municípios com até 20 mil habitantes, nos quais as histórias foram gravadas.  Os veículos levam tela de cinema, projetores e cadeiras.

SONY DSC

Ofício passado há décadas é registrado em audiovisual

Contemplando as cinco regiões brasileiras, o circuito Revelando percorrerá em 35 dias localidades dos estados de Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A nova edição é composta por 11 documentários e 9 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, a mostra apresenta um conjunto de histórias sobre lendas, causos, crendices, personagens populares,  e tradições, destacando temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira valorizando novos olhares sobre o Brasil.

O Revelando os Brasis possibilita aos moradores desses pequenos municípios de até 20 mil habitantes o acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo a eles a chance de contar suas próprias histórias através do cinema.

filme Az

SERVIÇO
Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V
Data: 16 de novembro
Horário: 20h ENTRADA FRANCA
Local: Cine Lume – Edifício Office Tower – Avenida Colares Moreira – Renascença II – São Luís (Maranhão)

PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUÍS

* As Benzedeiras do Azeitão

Roteiro, direção e produção: Reinaldo Moraes Guimarães São Domingos do Azeitão – MA Nasceu em 1979. Ensino Superior. Sociólogo. Documentário: Inspirados pela tradição e devoção, alimentados pela fé em Deus e com a intercessão dos santos, mulheres e homens ainda guardam um conhecimento passado de geração em geração, na pequena cidade de São Domingos do Azeitão, no Maranhão.

* Mistérios no Bairro Japão

Roteiro, direção e produção: Pedro Dias Teixeira Brazópolis – MG Nasceu em 1963. Ensino Superior. Professor. Ficção: Dona Antônia leva seus netos para visitar a fazenda onde nasceu, e conta as histórias fantásticas acontecidas com sua família, envolvendo seu pai, o senhor Pedro Maria, um curandeiro conhecido na região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s