RIO agora é Antes e Depois do Museu do Amanhã

O MUSEU DO AMANHÃ em click espetacular de Thiago Lontra…

Obra tem projeto arquitetônico espetacular do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e multiplica interesse em conhecer a Cidade Maravilhosa !

 

Tudo começou quando o arquiteto espanhol Santiago Calatrava, um dos mais renomados da arquitetura contemporânea mundial, esteve no Rio e visitou o Jardim Botânico. Foi ali que ele conheceu a Bromélia, flor característica da Mata Atlântica, e, nesse caso específico, existente apenas no Rio. Então, o que é tido como o ‘esqueleto’ da flor, foi adaptado para criar as placas solares que forma o teto do Museu e funcionam como hastes que se movem conforme a direção do sol para melhor gerar energia, deixando passar a luz natural para o interior do Museu.

Foram 5 anos de espera. Depois de pronto, não há como olhar a grandiosa obra e não dizer ‘Valeu a pena !’

Museu teto

A bromélia e seu ‘esqueleto’, inspiração para o projeto do Museu do Amanhã…

O diferencial do Museu é relevante: o conceito é de um museu do futuro, não do passado. Por isso, há uma central de inteligência que fica conectada com as principais redes de informação sobre ecologia. Quando o visitante vê os dados da quantidade de lixo produzida no mundo, por exemplo, ele está vendo um número atualizado em tempo real. Um globo terrestre que flutua pendurado no teto do museu representa bem isso: é como se ele estivesse vivo, mostrando em tempo real a movimentação das ondas marítimas, chuvas e ventos. A interatividade e a conectividade tornam o Museu do Amanhã, na verdade, um MUSEU DO PRESENTE.

O prédio é obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, nome importante no que os especialistas chamam de “arquitetura do espetáculo” – aquela que, além de se integrar à paisagem de uma cidade, a transforma radicalmente, criando um marco urbano.

“Criamos um percurso narrativo para o visitante entender o mundo ao seu redor, para mostrar que o amanhã não é uma data no calendário, lá longe. É uma construção, que está sendo feita hoje”, diz Hugo Barreto, diretor de conteúdo do Museu do Amanhã.

O clímax do percurso pelo Museu do Amanhã são seis totens de 10 metros de altura, inclinados em direção ao centro, passando uma ideia de instabilidade. Cada totem mostra imagens e números impressionantes de como o homem transformou o planeta – e nem sempre sua interferência foi positiva. Aparecem imagens de carros e arranha-céus – e, junto com elas, números aterradores da quantidade de florestas destruídas, lixo jogado fora, rios poluídos. Ao som de música dissonante, a experiência gera desconforto e uma tensão que será aliviada na última área do museu, inspirada nos aborígenes australianos, a passar a ideia de harmonia e união entre os povos.

O Museu do Amanhã, que teve inauguração oficial ontem na praça Mauá, na zona portuária, no centro do Rio de Janeiro, e amanhã será aberto ao público em maratona de visitação GRATUITA que começa às 10h de sábado e vai até o fim da tarde de domingo sem interrupção, viverá hoje seu momento mais emocionante !

“A intenção é fazer um museu com um baixo investimento econômico: com materiais reutilizáveis e que seja energicamente suficiente”, diz Santiago Calatrava, idealizador do Museu do Amanhã.

Nesta sexta, 18 de dezembro, o Museu do Amanhã será aberto exclusivamente para uma seleta plateia de convidados especiais: os trabalhadores que ergueram a obra e são suas vigas-mestras ! Sem sua força de trabalho, nada estaria de pé ! O Museu do Amanhã não seria agora uma realidade pronta, poderosamente deslumbrante e alvo da atenção do mundo inteiro por sua imponência, a forma como foi construído, e tudo o que torna esta obra um marco divisor na paisagem arquitetônica e urbanística do país !

Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Roberto Marinho (sempre envolvida em obras de grande alcance nacional e ações que envolve a salvaguarda do patrimônio material e imaterial brasileiro) e o Banco Santander, o Museu do Amanhã vem sendo alvo de auspiciosas matérias jornalísticas nos principais veículos de comunicação, e você – leitor amigo do #BlogAuroradeCinema – pode conferir o caderno especial que o Jornal O Globo lança neste sábado com fotos e dados específicos sobre a obra, responsável por mudar, e muito positivamente, a feição da capital carioca.

O Museu do Amanhã por dentro: interação é grane em todos os muitos ambientes do espaço…

Vale ressaltar a amplitude, diversificação e olhares diversos mostrados sobre o Museu do Amanhã em programas como o Fantástico, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. Em todos esses telejornalísticos, foram veiculadas ótimas reportagens e todas elas com imagens e enfoques diferentes, sobretudo a do repórter André Trigueiro na madrugada desta sexta no Jornal da Globo.

Mais um click de Thiago Lontra sobre o Museu do Amanhã/Jornal O Globo

Um Brinde Vigoroso ao Museu do Amanhã !

Parabéns à Prefeitura do Rio, Fundação Roberto Marinho e Banco Santander pela ousadia da aposta !

PARABÉNS ao seu criador, Santiago Calatrava, e aos muitos trabalhadores que materializaram a obra sonhada pelo engenheiro espanhol.

Museu A

Thiago Lontra e sua afiada sensibilidade registrando a obra que mudou a paisagem da zona portuária da capital carioca…

E PARABÉNS a todos nós, brasileiros ! Afinal, ganhou o RIO, ganha o Brasil e ganhamos todos com uma obra de tamanho vulto, beleza e relevância para o futuro do país !

Ao MUSEU DO AMANHÃ, o efusivo #AplausoBlogAuroradeCinema

trabalhadores

Museu do Amanhã terá abertura hoje exclusiva para os trabalhadores que participaram de sua construção…

Museu 1

O Museu do Amanhã tornando mais bonito o amanhecer carioca, como registra Thiago Lontra, fotógrafo do Jornal O Globo/Agência Globo.

*Com informações de BRUNO CALIXTO da Revista Época

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s