Velho Chico explode em beleza e nordeste agradece

Novela chega ao acme emocional com Missa do Vaqueiro…

                        *Aurora Miranda Leão

santo briga

Os ‘vaqueiros’: Domingos Montagner e Marcos Palmeira em ótimas atuações !

O nordestino que habita em Luiz Fernando Carvalho (filho de mãe alagoana) encontra no artista e parceiro Raimundo Rodriguez  um esteio fabuloso ! Cearense que é, mesmo tendo deixado a terra natal há muitos anos, Raimundo Rodriguez com seu magnânimo “latifúndio” de preciosidades da cultura popular (que ele transforma em Arte num piscar de olhos), deve ter ficado com o coração tonto de tanto cantar, vexado de alegria com o resultado plástico tão lindo que foi este capítulo da Missa do Vaqueiro e da Pega do Boi.

belmiro

Belmiro dos Anjos (Chico Diaz) quase salta da tela para conferir a Missa em sua homenagem, tal a perfeição da pintura de Raimundo Rodriguez…

O padre Benício organiza a missa para celebrar a data festiva, na qual o grande homenageado é Belmiro dos Anjos, o pai assassinado de Santo e Bento. Então, mesmo os que estavam à toa na vida foram à praça, que se enfeitou de alegria para festejar a nordestinidade, emoldurada com seus chãos sagrados nas bandeiras de todos os estados da região – e quando a câmara tirou o foco do padre (Carlos Vereza com a competência que todos conhecemos e aplaudimos !), a primeira bandeira que se viu foi a bandeira do Ceará de Raimundo ! Que delicadeza grandiosa de Luiz e sua equipe com o parceiro das terras de Alencar !

vaqueiro missa

Uma tradução da Missa do Vaqueiro por Raimundo Rodriguez, também autor da foto…

Com a inconteste capacidade de conseguir que toda a equipe mergulhe sem freios na ideia central do espetáculo, o que se vê através de Velho Chico (desde o início, diga-se de passagem) é um país que ganha relevância e aprofunda raízes através de uma inequívoca brasilidade que a novela expressa e tanto bem faz aos olhos e ao coração.

A partir do reencontro Teresa e Santo – conforme já dissemos aqui em matéria anterior -, a novela inaugurou uma terceira fase. Desde então, tudo está mais aflorado, mais denso e mais emocionante, por isso mais belo.

O capítulo desta segunda, 25 de julho, foi especialmente tocante ! Quem não arrepiou diante da tela é porque nada de brasileiro tem, ou pode ser que tenha ‘coração de gelo’, como dizia um famoso personagem de desenho infantil que minha filha gostava de ver.

Luzia e Santo

Lucy Alves vive a ardilosa Luzia, que trama mil e uma pra ficar com Santo…

O capítulo de sábado acertou com ótimo gancho, deixando antever que na segunda viria um capítulo “importante” (entre aspas, porque em novela boa, todo capítulo é assaz importante). Pois o capítulo desta segunda tinha como temática a Missa do Vaqueiro, tradicional acontecimento do nordeste brasileiro. E o que a equipe da novela construiu, a partir da regência de Luiz Fernando Carvalho, foi um autêntico HINO DE AMOR AO NORDESTE !

Mesmo sendo essa missa já tão mostrada em fotos, filmes, livros, e vista por nós também no interior do Ceará, o que Velho Chico mostrou foi de uma fortaleza tão grande que gritava – entre figurinos, cavalos, uma constelação imensa de figurantes com seu figurino de gibão de couro e tudo o mais – “Este é o Brasil dos brasileiros e para os brasileiros, com a vastidão de sua riqueza cultural, e nem precisamos de muitos cortes, nem vasta tecnologia: mostramos a tessitura de que é feito este país, e porque mostramos com competência e sensibilidade, e destituído de preconceitos, a tela se encharca de poesia e a audiência retribui com um caloroso e silente aplauso,  depois confirmado pelas estatísticas !”

vaqueiros

Antônio Fagundes e Marcelo Serrado: competência em Lá Maior !

Mesmo nós, que do sertão propriamente dito não viemos, sentimos pulsar ali – na escolha dos closes, dos grandes planos, na emoção estampada no olhar de cada ator, no figurino magnífico de Thanara Schönardie (mesclando o ousado e o tradicional), na escolha de cada take, em cada enquadramento, nos diálogos, nos sentimentos latentes, enfim, em todo o desenho estético minuciosamente pensado e realizado com invejável esmero – a inteireza de nossa alma, filigranada em várias camadas sobrepostas (qual labirinto ou filé de toalha de renda), e um fio condutor, a Paixão !

Teresa

Teresa (Camila Pitanga) foi ver de perto a tradicional ‘pega do boi’ onde o amado era figura central…

Fora a telinha caseira de cada um de nós um dispositivo compartilhado numa sala de cinema ou num teatro, e ali estaríamos todos a aplaudir a excelência do capítulo desta segunda, 25 de julho, em que Luiz Fernando Carvalho e sua equipe extrapolaram do direito de ser notáveis !

tensçao

Lucy Alves e Irandhir Santos em momento de tensão de seus personagens…

Encerrar com Santo entregando a corda do boi por ele conquistada na batalha travada na caatinga ao grande amor de sua vida (Teresa), depois de toda a tensão que ronda o personagem vivido com galhardia por Domingos Montagner desde o capítulo anterior, foi um dos mais lindos happy ends de capítulo que já vi !

ANTOLÓGICO !!!

Santo

A Vitória: Teresa é a grande vencedora na ‘pega do Boi’…

SENSACIONALLLLLLLLLL !!!

Como diria Mestre Vinícius, “Sua bênção, oh Luiz Fernando… sua bênção, Benedito… sua bênção, oh Domingos, sua bênção Fagundes, que a gente gosta tanto que até aceita vê-lo fazendo um coronel… sua bênção, Camilinha, menina linda, de sorriso doce, que só dela podia ser a Teresa… sua bênção, oh Mestre Raimundo Rodriguez, que não és um só, és tantos, tantos como o meu Brasil de todos os santos, inclusive meu São Sebastião… Saravá !”

camila ri

O sorriso lindo e meigo que Camila Pitanga empresta à Teresa é trunfo da empatia da atriz com o público…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s