O Barrococó Neoclássico de Raimundo Rodriguez e Luiz Fernando Carvalho

A Teresa de Camila Pitanga: presença destacada por uma composição artística que semelha quadro de um grande pintor: obra de Raimundo Rodriguez !      #aplausoblogauroradecinema

Parceria profícua dos dois Artistas de Velho Chico são parte fundamental do êxito da novela do horário nobre !

Luiz Fernando dirigindo as primeiras cenas parece inserido num quadro, cuja estética leva a assinatura de Raimundo Rodriguez…

Você que nos acompanha aqui pelo #blogauroradecinema, ou por nossa presença em redes sociais como Instagram, Flickr, Twitter e Face, já deve saber o quanto somos fãs de Raimundo Rodriguez e de seu singular trabalho criativo.

Rai edit

Raimundo Rodriguez em seu atelier…     foto #auroradecinema

Raimundo Rodriguez trabalha com Arte há muitos anos, e deve vir inventando coisas novas desde o berço. Tão simples quanto criativo, o artista tem a nobre tarefa de responder por todo o visual plástico da novela Velho Chico. Ele foi convidado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho logo que este foi ‘convocado’ pela direção artística da TV Globo para ‘aprontar’ em tempo recorde uma nova novela para o horário das 21h – quando ainda estava no ar A Regra do Jogo e a audiência começava a dar sinais de combustível na reserva.

E Luiz Fernando (que tem uma bela e vasta parceria com Raimundo) logo chamou o companheiro de tantos trabalhos belos e ousados. E os dois começaram a elaborar mentalmente como seria o visual da nova novela de Benedito Ruy Barbosa. Seria a estreia da dupla no horário nobre. Antes eles fizeram as minisséries “A Pedra do Reino”, “Hoje é Dia de Maria”,“Capitu” e “Alexandre e Outras Heróis”. E, com bastante destaque, a belíssima e inesquecível #MeuPedacinhodeChao, outra novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 2014 no horário das 18h.

Teto sala

O teto da sala de Milagres em Velho Chico: obra de Raimundo Rodriguez…

“Com Velho Chico, estou voltando para minhas origens. Por ser cearense, a religião sempre esteve em minha vida e me influenciou demais. Ainda mais a religiosidade do sertão”, diz um artista cheio de talento e criatividade, completamente mergulhado no trabalho e contente com os elogios que suas criações vem recebendo em toda parte.

Não é pra menos: o que Raimundo Rodriguez cria – em geral de material reciclado: o artista não gosta de ver nada sendo descartado, logo imagina como transformar aquilo num objeto de arte – é impressionante !

oratórios

Os oratórios e santos definem o poderoso conceito estético de Barrococó Neoclássico

Para atestar o que dizemos, basta ver Velho Chico, ou qualquer dos outros trabalhos assinados por Luiz Fernando Carvalho em que os dois são parceiros, ou acompanhar os trabalhos de RR pelas redes sociais e em muitas galerias cariocas, como a Sérgio Gonçalves (que representa o artista) e na galeria do Café Baroni (da qual Raimundo é curador), no centro do Rio.

teto 1

A Sala de Milagres da igreja de Grotas…

O casamento de Afrânio e Leonor: preciosismo nos mínimos detalhes…

Raimundo Rodriguez é o responsável por toda aquela beleza que habita em Grotas do São Francisco, a fictícia cidade onde acontecem as pelejas entre as famílias de Santo e do Coronel Saruê. Quem conhece a obra de Raimundo, logo identifica a ‘presença’ do notável artista, não só nas obras de arte propriamente ditas mas em todo o pensar artístico que emoldura esteticamente as cenas da novela das 21h...

altar

Detalhe do altar do casamento de Afrânio e Leonor: como é luxuosa a Cultura Popular !

santos de RR

A barraquinha de Santos em dia de festa na praça de Grotas…

É de Raimundo Rodriguez a arte que inunda as cenas através da religiosidade tão própria do nordeste, impregnada nos artefatos da cultura popular (nas muitas festas que acontecem em Grotas), nos diversos oratórios, altares e santos dos personagens. Assim como aconteceu nos casamentos de Afrânio e Leonor (sua falecida esposa), e de Teresa e Carlos Eduardo, sem esquecer da riqueza visual que assomava na Missa do Vaqueiro (e sobre a qual falamos em post anterior).

Doninha altar

O oratório do quarto de Doninha, a governanta da fazenda dos Saruê…

Raimundo ajeita

Raimundo Rodriguez passa o dia no Projac e cuida pessoalmente de todos os detalhes de sua criação para a novela Velho Chico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s