ROBERTO CARLOS, essa Força Estranha que tanto amamos

Por Aurora Miranda Leão*

Resultado de imagem para roberto carlos especial

“Para que todos cantem na mesma voz esta oração…”

Os versos do clássico de 1970 de Roberto e Erasmo Carlos parecem entronizados no coração brasileiro, mas a oração que todos aprendemos a cantar juntos acontece anualmente é na frente da telinha, no sempre aguardado especial de fim de ano do REI Roberto Carlos.

É como se todos cantássemos, em uníssono, as canções que nos acompanham ao longo de décadas de uma carreira vitoriosa, de um artista magnânimo, que canta cada vez melhor, dono de um repertório que o faria REI em qualquer nacionalidade.

Bastaria ter um nome menos popular que Roberto Carlos, ou mais ‘estrangeirado’, e Roberto Carlos seria endeusado, como o são Frank Sinatra, Elton John e Charles Aznavour, para citar apenas alguns.

As músicas de Roberto Carlos, sejam elas criadas por ele, em parceria com Erasmo, ou apenas tornadas populares em sua voz, são dele também. Basta lembrar das belíssimas Ninguém vai tirar você de mim (de Édson Ribeiro e Hélio Justo), Não vou Ficar, de Tim Maia, e Amor Perfeito (de Michael Sullivan, Paulo Massadas, Linmcoln Olivetti e Robson Jorge). Por isso, há canções ‘robertocarlianas’ impregnadas no repertório musical de qualquer brasileiro. Quer o sujeito admita isso ou não. Ainda há muita gente que acha brega, cafona ou ultrapassado assumir que curte Roberto Carlos. Enquanto tentam fingir pra si mesmos, perdem a delícia que é ouvir uma música preferida e sair dançando e/ou cantando junto… Barbaridade, Tchê !

Resultado de imagem para roberto carlos especial

“Junto com você todos estamos, o tempo todo, como bem disse Gilberto Gil.

Felizmente, a leva de gente que admira o REI e faz questão de dizer isso, é imensa, e só torna mais ridículos os que insistem em negar a afinidade com o romantismo musical do qual Roberto Carlos é símbolo maior.

O especial “Simplesmente, Roberto Carlos”, exibido na madrugada deste 24 de dezembro de 2016, fez jus ao nome: um especial realmente muito simples, com participações já vistas anteriormente em outros especiais do Rei, mas nem por isso foi menos interessante.

Resultado de imagem para simplesmente roberto carlos

As presenças inéditas foram a de Rafa Gomes, a garotinha revelada no The Voice Kids, que cantou dois hits com o Rei (uma canção de Michael Jackson e outra do próprio Roberto), e o encontro de RC e Jennifer Lopez. O dois gravaram juntos a canção CHEGASTE, e a gravação em estúdio foi mostrada no especial. É uma linda canção e JLO se apresentou como grande admiradora do REI, estando muito à vontade e feliz ao cantar ao lado do artista.

Resultado de imagem para roberto carlos especial e jennifer lopez

Jennifer Lopez e Roberto Carlos em dueto inédito…

Uma canção bonita demais, que já-já vai ganhar ganhar as rádios, redes sociais, e deve entrar (com méritos) na trilha sonora de alguma telenovela. Merece !

Resultado de imagem para simplesmente roberto carlos

Milton Guedes abrilhantou o Especial com sua preciosa gaita…

O reencontro do REI com os amigos Caetano Veloso e Gilberto Gil reafirmou a auspiciosa sintonia dos três, os quais, juntos, cantaram “Coração Vagabundo”, de Caetano, e Marina, do saudoso Dorival Caymmi. Very nice !

Milton Guedes fez um solo lindíssimo de gaita e foi bem reverenciado pelo REI. Com Zeca Pagodinho, um flerte com o samba, mas a participação mais emocionante foi o dueto do Rei com Marisa Monte ! Que lindo verouvi-los cantar, sobretudo a inspirada “Ainda bem”… Notável !

Resultado de imagem para simplesmente roberto carlos

Marisa Monte e Roberto Carlos: ícones notáveis da canção romântica brasileira

E para dirimir dúvidas e espantar qualquer negatividade, o REI falou com cativante espontaneidade sobre sua badalada questão do TOC e disse ter revisto a decisão de não mais cantar algumas músicas do repertório. E mandou ver com graça e malemolência a histórica “Quero que vá tudo pro inferno”

Para encerrar, como acontece há anos e virou um belo momento de consagração ao Menino-Deus cujo nascimento celebramos hoje, JESUS CRISTO, a canção que nasceu eterna no substancial cancioneiro da dupla Roberto & Erasmo Carlos.

Resultado de imagem para simplesmente roberto carlos

Lindo demais !

Viva, Roberto Carlos !

E que venham muitos e muito outros belos especiais do REI para cantarmos juntos e desejar a todos, em dialeto musical, um FELIZ NATAL !

Resultado de imagem para simplesmente roberto carlos

“Para que todos cantem na mesma voz esta oração: JESUS CRISTO…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s