Narrativas jornalísticas em debate na UFJF

Resultado de imagem para jornada de mídia e literatura UFJF

A ascensão de programas como o Profissão Repórter e A Liga provam: o fazer jornalístico vem se metamorfoseando cada vez mais no contexto da convergência. Além de o produto  ter-se diferenciado, também o perfil do profissional está mais multifacetado, e a forma de interação também mudou com o público estando cada vez mais ativo.

Para debater as narrativas jornalísticas que vêm surgindo nesse contexto e sua relação com outros campos culturais, o Grupo Mídia e Literatura, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Ppgcom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove a I Jornada de Mídia e Literatura – narrativas em tempos de convergência

Reunindo pesquisadores mineiros, gaúchos e cariocas, a Jornada da UFJF tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e será realizada dias 8 e 9 de maio, das 9h às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação (Facom).

Segundo a professora Cláudia Thomé, uma das coordenadoras da Jornada, o objetivo principal é promover o diálogo interdisciplinar entre pesquisas de Letras e de Comunicação num momento em que as duas áreas se aproximam ainda mais, em função das narrativas migratórias e convergentes: “O grupo pretende promover o debate sobre as narrativas literárias e midiáticas no contexto da convergência das mídias, a partir de seus deslizamentos de um meio a outro, e do fluxo de referências que as levam a um processo de mutação e de novas produções de sentido”, diz Cláudia.

Cláudia Thomé acredita que, além de divulgar as pesquisas do grupo, o evento é uma forma de proporcionar o debate interdisciplinar sobre a narrativa midiática. “Nós também temos a oportunidade de consolidar parcerias acadêmicas para uma futura rede de pesquisa, tanto com as professoras convidadas, quanto com a Faculdade de Letras da UFJF.”

Para os organizadores, a Jornada é uma forma de proporcionar o debate interdisciplinar sobre a narrativa midiática atual.

Programação e inscrições

Imagem relacionada

Luiz Ruffato estará na UFJF conversando e lançando livro novo…

A conferência de abertura caberá ao emérito escritor Luiz Rufatto, autor bastante conhecido e, natural da zona da mata mineira e com crônicas publicadas até no El País. O tema é “Navegação fluvial – do rio Pomba ao rio Tietê passando pelo rio Paraibuna…”.

A Jornada também contará com a participação da professora Sonia Cristina Reis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que discutirá narrativas de pós-guerra na Itália; com a professora Fabiana Piccinin, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), debatendo narrativas audiovisuais; e o professor Marco Aurélio Reis, da Universidade Estácio de Sá (Unesa-RJ), analisando narrativas jornalísticas e crônicas. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda-feira, 8, através de um formulário online. Os participantes inscritos que tiverem o mínimo de 75% de frequência receberão certificado emitido pela UFJF.

Saiba mais: http://www.ufjf.br/ufjf/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s