Direitos Humanos na tela de Vitória

Resultado de imagem para mostra de direitos humanos em vitória

A 11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos será aberta nesta terça, 9 de maio, em Vitória. Ao todo, serão exibidos 37 filmes no Cine Metrópolis/ Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodanzky.

Uma das novidades deste ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil, na qual serão exibidos 8 curtas-metragens. A mostra é acessível, tendo duas sessões com audiodescrição, dia 12, às 14h , e dia 13, às 16h; duas sessões com closet caption, dia 11, às 14h e às 15h30. Além dessas, haverá ainda duas sessões com debates, nos quais serão abordados os temas “Racismo e Intolerância Religiosa” e “Gênero”, dias 11 e 12, após a sessão das 15h30. Todas as exibições serão gratuitas.

Para a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, o evento é muito importante não só para a capital, mas também para todo o Estado: “Esse é um tema que deve ser discutido cada vez mais com a sociedade”.

Segundo Nara Borgo, discutir o tema por meio da cultura faz com que as pessoas possam conhecer e refletir sobre o assunto, além de desfrutar de belos trabalhos artísticos: “É uma forma de valorizar a arte e sensibilizar para os direitos humanos”, diz a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos.

A iniciativa é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e tem apoio da Prefeitura de Vitória.

Mostra Panorama

Na tela do cine Metrópolis, serão exibidos 17 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, que contemplam aspectos como direitos das pessoas com deficiência, população LGBT/enfrentamento da homofobia, memória e verdade, crianças, adolescentes e juventude, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança pública, proteção aos defensores de direitos humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia e Direitos Humanos, saúde mental, cultura e educação em Direitos Humanos.

Mostra Temática

Apresentará a questão de gênero. Para essa categoria, foram selecionados 7 títulos que abordam temas relacionados a mulheres, orientação sexual e identidade de gênero, como empoderamento feminino, violência contra a mulher, estereótipos de gênero, LGBTfobias, conquistas sociais, políticas e econômicas, o direito à igualdade e à não discriminação, dentre outros.

Mostra Homenagem

Tem como tradição homenagear cineastas cuja filmografia explora a temática Direitos Humanos, trazendo-a para o foco dos debates. A homenageada desta edição é a cineasta Laís Bodanzky, cuja obra tematiza um mundo onde todos possam se reconhecer e viver a igualdade e direitos de oportunidades. Cinco filmes da cineasta fazem parte da programação.

Resultado de imagem para laís bodanzky

Laís Bodanzky é a cineasta a ser homenageada em Vitória

Mais informações: 


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s