Outubro de China na tela do cinema

Resultado de imagem para mostra de cinema chinês em são paulo

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo comemora a 5 ª edição com homenagem às “Diretoras Chinesas Contemporâneas”. A mostra vai acontecer de 4 a 13 de outubro no Centro Cultural São Paulo (CCSP) com entrada gratuita e realização do Instituto Confúcio da Unesp.

Com curadoria de Wang Yao, Pesquisador da Academia de Cinema de Pequim, a programação vai exibir uma seleção de nove longas dirigidos por mulheres e inéditos no Brasil.  Os filmes estão divididos em dois ciclos: “A fina flor da 5ª Geração” e “Diretoras chinesas da nova geração”. 

Na abertura da 5ª Mostra de Cinema Chinês, dia 3, que é exclusiva para convidados, o filme Lembre-se de mim, por favor, da cineasta Peng Xiaolian, falecida recentemente. Vencedor do 13º Festival de Cinema Chinês de Paris, o longa conta a história de Cai Yun, atriz de ópera de uma pequena cidade que, ao mudar para Xangai, descobre a antiga coleção de filmes de seu colega de quarto e fica fascinada pela trajetória da atriz Huang Zongying. Uma ode ao amor e à arte, por meio das quais as personagens buscam dar sentido às suas vidas. 

Resultado de imagem para mostra de cinema chinês em são paulo

O ciclo “A fina flor da 5ª Geração” apresenta os 5 filmes mais recentes de premiadas cineastas. Entre eles estão Lembre-se de mim, por favor, dirigido por Peng Xiaolian; Uma cidade chamada Macau, de Li Shaohong; Entrando na Cidade Proibida, dirigido por Hu Mei e eleito o filme de Maior Destaque na Mídia no 21º Festival Internacional de Cinema de Xangai,  Diário de polícia/Viver e morrer em Ordos, da cineasta Ning Ying, e  Flores vermelhas e folhas verdes, de Liu Miaomiao, que estará presente na Mostra deste ano num bate-papo com o público.

Quatro obras dirigidas por mulheres e premiadas nos maiores festivais internacionais deste ano e do ano passado foram escolhidas para compor o Panorama“Diretoras chinesas da nova geração”.Trabalhos inaugurais de suas diretoras, os filmes são: Um primeiro adeus, de Wang Lina, eleito melhor Filme pelo Júri Internacional da Mostra da Nova Geração no Festival Internacional de Berlim; Garotas sempre felizes, de Yang Mingming, ganhador do Pássaro de Fogo e Prêmio Febsie no Festival Internacional de Cinema de Hong Kong; A travessia de Bai Xue, prêmio de melhor Nova Diretora no 13º Prêmio de Cinema Asiático (AFA); e Três aventuras de Brooke, de Yuan Qing, indicado como melhor filme no 75º Festival de Cinema de Veneza.

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine. Ela se tornou uma atividade cultural de grande influência e referência para a promoção e divulgação do cinema chinês no Brasil.

Programação completa: www.institutoconfucio.unesp.br

Serviço

5ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS

03 a 13 de outubro no CCSP – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo.

Sala Lima Barreto| 99 lugares

ENTRADA GRATUITA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s