Semana Márcio Guerra de Comunicação será aberta hoje em Juiz de Fora

Resultado de imagem para Prof márcio guerra e a rádio UFJF

Começa esta noite a II Semana de Comunicação Professor Márcio Guerra.

A sessão solene no Plenário da Câmara Municipal está grifada para às 19h com uma mesa de abertura que terá como convidadas as jornalistas Iluska Coutinho e Christina Musse (ambas professoras da Faculdade de Comunicação da UFJF), Érica Salazar, Fernanda Lília e Gilze Bara, ocasião em que serão debatidos os 50 anos do Jornal Nacional. Promovido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, a Semana de Comunicação Márcio Guerra é aberta a todos os interessados. 

Este ano, a programação da Semana Márcio Guerra contará prioritariamente com ex-alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em participações distribuídas entre a UFJF, a Faculdade Estácio de Sá, o Centro de Ensino Superior (CES), Forum de Cultura e Câmara Municipal. Os temas abordados em palestras, painéis e mesas-redondas contemplam diversos aspectos da Comunicação, destacando participações que discutem desde os desafios do jornalismo esportivo até as coberturas políticas realizadas em Brasília na última década. 

Resultado de imagem para Prof márcio guerra

Prof. Dr. Márcio Guerra recebe esta noite homenagem na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Diretor da Imagem Institucional da UFJF,  homenageado da Semana de Comunicação, o Professor Doutor Márcio Guerra diz que a programação foi pensada de modo a evidenciar a Comunicação como um vasto leque  de possibilidades: “Trabalhamos para tentar trazer nesta edição assuntos que não foram abordados ano passado. A programação foi concebida de forma que pudéssemos ter palestras em cada uma das faculdades participantes, além de eventos na Câmara e um no Forum de Cultura.”

Dos mais conhecidos e queridos docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora, o professor Márcio Guerra declara que o tributo prestado pela Câmara Municipal e a presença de ex-alunos na Semana de Comunicação são motivos duplos de felicidade: “A emoção de receber este tipo de homenagem é sempre muito grande. Ganhar em vida o reconhecimento de um trabalho tem um sentido bastante ampliado. Normalmente, preocupam-se com homenagens apenas após a morte, então o fato de a Câmara Municipal ter aprovado este projeto ano passado me sensibiliza muito.”

A Semana Márcio Guerra de Comunicação foi instituída pela Lei 13.745/2018, de autoria do vereador Wanderson Castelar (PT).

Resultado de imagem para Prof márcio guerra UFJF e A facom

Prof. Dr. Márcio Guerra, um dos grandes ícones da Comunicação em Juiz de Fora, dá nome a Semana de Comunicação da cidade mineira.

Saiba mais sobre o Professor MÁRCIO GUERRA

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o professor Dr. Márcio Guerra é Mestre em Comunicação. Possui Doutorado e pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente e pesquisador do curso de Comunicação Social da UFJF e, há alguns anos responde pela diretoria de Imagem Institucional da UFJF, através do qual realiza um belíssimo trabalho em defesa da Educação, da Cultura Brasileira, das minorias, e contra toda espécie de preconceito.

Márcio Guerra começou a jornada profissional atuando em rádios de Juiz de Fora, como Diário da Tarde e PRB-3, principalmente na área de jornalismo esportivo. Nessa incursão, conviveu e aprendeu com profissionais de destaque, como João Batista de Paula, Mário Helênio, Dirceu Costa Ferreira, Paulo César Magela, entre outros. Também trabalhou e ajudou a consolidar o jornal Tribuna de Minas, além de ter também atuado como repórter da TV Globo. No final da década de 80, ingressou na carreira de professor e então passou a titular do curso de Jornalismo da UFJF.

Grupo elaborou a Carta de Maceió, com posicionamento das assessorias para fortalecimento das universidades públicas e gratuitas (Foto: Raul Mourão/UFJF)

Reeleito em agosto para a presidência do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), durante encontro realizado em Maceió (AL), o professor Dr. Márcio Guerra é o terceiro diretor do Colégio de Gestores de Comunicação,  criado em 2016 com a missão de assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e reúne comunicadores de todo o país.

Sobre o importante papel à frente do COGECOM, diz o Prof. Márcio Guerra:

“Eu acho que o papel de uma universidade pública é estar ao lado da democracia, estar ao lado de uma luta pelos direitos que foram conquistados na Constituição de 1988. Então, quando esses direitos são ameaçados, como nós estamos vendo agora, é importantíssimo discutir quais são as estratégias que nós temos usado, na UFJF. Como estamos enfrentando o conservadorismo e o que há de pior no ser humano, que é o egoísmo, que é a vontade de não ver o outro progredir. Fazemos essa reflexão especialmente com futuros profissionais, que hoje estão se preparando para entrar no mercado de trabalho e precisam ter a consciência aberta para isso”.

Resultado de imagem para Prof márcio guerra UFJF reeleito para o COGECOM

“Papel da Universidade pública é estar ao lado da Democracia”, defende o professor Dr. Márcio Guerra, presidente do Cogecom e titular da FACOM/UFJF.

SERVIÇO

II Semana de Comunicação Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra

Quando: Segunda-feira, 04 de novembro, às 19h

Onde: Câmara Municipal de Juiz de Fora (Parque Halfeld).

ENTRADA FRANCA.

*Programação vai até sábado, dia 9 de novembro de 2019.

Saiba mais: (32) 3313-4734/4941- Câmara Municipal de Juiz de Fora

Confira a programação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s